
Representando a Prefeitura de Maués, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram nessa semana da primeira Oficina de Qualificação para Inserção do contraceptivo Implante Subdérmico de Etonogestrel (Implanon) na Atenção Primária à Saúde (APS), promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com COREN, CONASS e COSEMS. Maués foi uma das 12 cidades do Amazonas selecionadas a participar da oficina, que reuniu profissionais de municípios com mais de 50 mil habitantes. Cada cidade enviou três representantes: um coordenador da Saúde da Mulher e/ou da Atenção Básica, um enfermeiro e um médico. Pelo município, participaram a coordenadora de Saúde da Mulher, Katiele Queiroz, a enfermeira obstetra Tâmara Oliveira e a médica Andrea Picanço.

O treinamento teve como objetivo formar multiplicadores, que levarão o conhecimento adquirido para outros profissionais da rede municipal, ampliando a oferta de métodos contraceptivos de longa duração reversíveis para as mulheres maueenses. A oficina foi dividida em dois momentos: pela manhã, os participantes receberam orientações teóricas sobre direitos sexuais e reprodutivos e sobre os métodos contraceptivos disponíveis no SUS; à tarde, participaram de atividades práticas com kits simuladores, aperfeiçoando a técnica de implantação. O encontro finalizou com a organização das próximas etapas para o planejamento estadual de implementação.
O Implanon é um método con
traceptivo subdérmico de longa duração e alta eficácia, que pode permanecer ativo por até três anos. Após a remoção, a fertilidade retorna rapidamente, e um novo implante pode ser inserido caso haja interesse da paciente. A iniciativa reforça o compromisso da gestão da prefeita Macelly Veras com a saúde da mulher, fortalecendo a atenção integral à população feminina de Maués.
Mín. 25° Máx. 36°