
A prefeita de Maués, Macelly Veras, reúne mais de 52 mil seguidores nos perfis e páginas do Facebook e Instagram, e atualmente, é a gestora municipal mais seguida do estado, entre as 11 prefeitas amazonenses. Com grande visibilidade, ela utiliza suas redes para fortalecer a cultura local e estimular o turismo da cidade reconhecida recentemente como Capital Nacional do Guaraná. Macelly compartilha conteúdos que destacam a importância do fruto símbolo de Maués, responsável por garantir renda a mais de 2 mil famílias, além de divulgar informações sobre a produção orgânica e sustentável, o selo de Indicação Geográfica (IG), práticas tradicionais de cultivo, expressões em Sateré-Mawé e o trabalho dos guaranacultores, elementos que compõem a identidade cultural do município.

A uma semana da 43ª Festa do Guaraná, Macelly intensificou a divulgação da programação, que deve atrair mais de 70 mil visitantes. A identidade visual do evento utiliza cores e símbolos que remetem ao fruto em diferentes fases, e o palco desse ano trará como destaque a representação da bebida feita de guaraná jorrando de uma cuia apoiada no patawí, objeto sagrado do povo Sateré-Mawé. Em suas postagens, a prefeita também ressalta a longevidade da população maueense, com moradores que ultrapassam os 100 anos, e apresenta praias, pontos turísticos e paisagens que fazem de Maués um destino cada vez mais procurado. "Nossa missão é devolver o orgulho do guaraná ao nosso povo. Estamos recuperando a Festa do Guaraná em sua forma mais tradicional, valorizando a cultura indígena, nossas raízes e tudo que torna Maués singular. Essa é a primeira festa legitimamente amazonense, feita para celebrar quem somos, nossa história e o fruto que sustenta milhares de famílias. O guaraná é identidade, pertencimento e o coração da nossa gente", afirmou Macelly.

Outro ponto constante nas plataformas da prefeita é a valorização do artesanato local. Macelly utiliza peças produzidas por artesãos originários e apresenta a cultura maueense a todas as autoridades que visitam o município, sempre oferecendo guaraná, parte de sua rotina diária, como gesto de acolhimento. Nessa semana, a prefeita cumpre agenda em Manaus convidando aliados políticos para prestigiar o evento. Em cada reunião, ela entrega um presskit com itens tradicionais, como bastão de guaraná, língua de pirarucu usada no preparo da bebida e produtos derivados do fruto. A 43ª Festa do Guaraná acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, com quatro atrações nacionais e uma programação que reforça o guaraná como símbolo máximo da identidade de Maués.

Mín. 25° Máx. 36°