
Isabelle Nogueira conheceu a rotina e as tradições de Maués no domingo, 30/11, último dia da 43ª Festa do Guaraná. A influenciadora, ex-BBB e cunhã-poranga do Boi Garantido, foi recebida pela prefeita Macelly Veras em um roteiro que percorreu a cadeia do guaraná e a força dos festivais comunitários.

Acompanhadas por moradores e lideranças culturais, Macelly e Isabelle atravessaram o rio até a Ilha de Vera Cruz, onde conheceram os bois Brilhante, Garantido do Laguinho e Malhado, protagonistas do Festival da Ilha de Vera Cruz, realizado tradicionalmente em agosto. O encontro relembrou e celebrou a 22ª edição do festival, quando o Boi Brilhante conquistou o título de campeão. Moradores agradeceram a presença das duas e ressaltaram o apoio da gestão municipal à realização do evento, que movimenta a economia criativa e a cultura popular do município.
No sítio Novo Oriente, Isabelle acompanhou e viveu o processo de produção do fruto que sustenta milhares de famílias de Maués. Ela participou do plantio da muda de guaraná e conheceu a técnica tradicional de proteção da planta com folhas entrecruzadas. A influenciadora também presenciou a transformação do fruto até se tornar o bastão, ou “pão de guaraná”, ralado na língua de pirarucu seca e misturado à água, origem da bebida típica que simboliza energia, disposição e potencial antioxidante.

Já no palco principal da festa, instantes antes da última atração nacional, Léo Santana, Isabelle fez questão de destacar o valor social e econômico dos festivais do interior. “Os Festivais que acontecem nos municípios servem para movimentar toda a população que vive da arte e eu agradeço muito a prefeita Macelly por motivar esse povo”, afirmou. Em uma surpresa para a gestora, Isabelle entregou uma placa de homenagem dedicada à primeira prefeita da Capital Nacional do Guaraná. “Maués tem muitas mulheres aguerridas e essa placa é uma homenagem ao seu trabalho. Você é uma mulher empoderada, forte e destemida. Que você siga cuidando desse povo que merece carinho e cuidado. Muito obrigada pelo seu trabalho por Maués”, declarou.

Em Maués, o cultivo do guaraná envolve mais de duas mil famílias e fortalece tradições que atravessam gerações. Com mais de 60 mil habitantes, o município celebra o fruto que o tornou conhecido como Capital Nacional do Guaraná e encerrou sua 43ª edição do festejo com a certeza de que cultura de Maués é valorizada na atual gestão.
Mín. 25° Máx. 36°