O que era pra ser mais um dia comum na vida do jovem Guilherme Thiago Nascimento dos Santos, de 14 anos, se tornou o início de uma luta pela vida. Há cerca de duas semanas, o estudante foi ao pronto-socorro após sentir fortes dores no abdômen. Os médicos chegaram a suspeitar que fosse um caso de pedra na vesícula, mas logo o diagnóstico veio: Guilherme estava com Leucemia, um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas.
Desde então, o jovem está internado no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), afastado dos estudos, longe dos amigos e sendo submetido a vários exames e medicações. No entanto, um dos remédios mais importantes para o tratamento de Guilherme não está disponível em nenhuma farmácia, tampouco pode ser comprado: são as bolsas de sangue.
Para um paciente em tratamento de câncer a doação de sangue é necessária por uma série de motivos. Um deles é o tumor provocar a perda de sangue, como por exemplo no intestino ou estômago, por meio de feridas e sangramentos internos. Existem também tipos de câncer que atingem o sangue diretamente, como a leucemia, no caso do jovem Guilherme, doença essa que atinge a produção de células sanguíneas – e nesses casos pode ser necessário até mesmo um transplante de medula.
“A família toda se mobilizou pra doar, infelizmente muitos não são compatíveis ou não se encaixam nos requisitos necessários. Por isso pedimos a todos que puderem ajudar, que procurem o Hemoam porque vai estar ajudando a salvar um garoto que tem uma vida toda pela frente”, apela Ana Paula, tia de Guilherme.
Doe agora
Guilherme precisa urgente de doadores de sangue do tipo O-. Para doar você pode ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques), de segunda à sábado das 7h30 às 17 horas. Não esqueça de levar sua carteira de identidade e informar o código 1197599.